As luzes iluminam o rosto e dão aspecto de cabelo
bem tratado. Bem feita, a técnica ajuda a melhorar
a aparência, sem radicalizar.
Quer mudar o visual, mas está com receio? As luzes no cabelo são uma ótima maneira de se renovar, mas não radicalmente. A técnica ajuda a iluminar; rejuvenescer e melhorar o aspecto dos cabelos. Existem luzes para clarear ainda mais os fios e até mesmo de outras cores para quem busca escurecer um pouco o tom.
Há várias formas de utilizar a técnica. Algumas luzes se misturam à cor natural do cabelo, por meio de mechas finas em tons discretos, apenas acrescentando mais luz ao rosto. O segredo é que as luzes de tom dourado iluminam. Para quem quer clarear, mas possuem os fios mais curtos, a balaiagem é mais indicada, pois as mechas não se misturam com a cor original dos fios, valorizando o corte. Só as loiras devem tomar cuidado: luzes ainda mais claras do que a cor natural podem criar um efeito grisalho.
Ombré Hair
Outra técnica de clareamento muito procurada é a Ombré Hair, que deixa as pontas dos cabelos gradativamente mais claras do que a raiz, proporcionando um efeito de sombreado a partir do meio do cabelo, como um degrade bem sutil. Lembra um pouco o processo de Luzes Californianas, mas com algumas diferenças. No caso da Ombré Hair a altura em que é feita a descoloração é mais discreta e misturada no cabelo todo, já na Californiana este processo fica mais marcado.
Segundo a Hair Style, Michele de Oliveira, do Salão Studio E, o Ombré Hair é um estilo que dá mais profundidade aos fios, por meio do degrade que forma até as pontas. “Já as luzes eu recomendo para quem já utiliza o clareamento desde a raiz ou quer disfarçar os brancos sem necessidade de coloração”, explica.
A assistente social Paula Santos Vercezi, é uma adepta da técnica há mais de 3 anos e utiliza a luzes para manter os fios sempre bonitos “Prefiro as luzes, pois além do retoque demorar mais fico bonita gastando menos”, conta.
Vamos cuidar!
Nem todos os fios aguentam os tratamentos constantes com química, tinturas e a ação do sol. Com o tempo eles ressecam, ficam sem vida e viço e a melhor solução é a selagem para cabelos, um processo de reconstrução dos fios através do uso de compostos naturais que penetram na estrutura capilar, reconstruindo suas características.
O uso da queratina, por exemplo, cria uma camada protetora nos fios, que sela as cutículas abertas e hidrata as madeixas. O efeito é um cabelo com mais movimento e brilho, além de super hidratado. Todas as mulheres que saem de um salão de beleza com os cabelos tratados com a selagem saem satisfeitas porque os fios saem com brilho, soltos e bem mais maleáveis do que estavam.
Porém, como é um tratamento mais profundo deve ser feito apenas mensalmente. Por isso, é bom ter bastante cautela e procurar um profissional para que ele indique qual o selante mais apropriado para o seu tipo de cabelo “Todo cuidado é importante, mas não basta apenas alisar ou tingir os cabelos, mantê-los sempre bonitos e saudáveis também é vital. E a maneira mais eficaz é por meio do selante, que recupera os fios e ajuda a manter uma aparência natural”, acrescenta o empresário, Eduardo Sousa, proprietário do Salão Studio E.