Tecnologia promove inovação ao tratamento de implante dentário

Avanços como simulação virtual em 3D da cirurgia é uma das novidades

 

Os implantes dentais são parafusos de titânio (raízes artificiais) que, instalados no tecido ósseo, vão se fixar por um processo conhecido como osseointegração. Dessa forma, funcionam como base para a instalação de próteses fixas capazes de proporcionar conforto e eficiência na mastigação, reestabelecendo a estética e auto estima dos pacientes. De maneira similar aos dentes naturais, podem substituir dentes unitários ou grupos de dentes como nos casos de dentaduras superiores e inferiores, onde se usa implantes para reter e estabilizar estas próteses, com índice de sucesso de aproximadamente 98%.

 

CientíficoA odontologia, assim como outras áreas da ciência da saúde, apresentou grande desenvolvimento nos últimos anos. Avanços nas áreas da informática, engenharia de tecidos e de materiais talvez tenham sido os principais responsáveis por esta transformação. Em alguns casos, os pacientes não apresentam volume ósseo suficiente para instalação do implante. Isso geralmente ocorre devido a processos infecciosos ou acidentes que levaram à perda prematura de dentes. Nestes casos, faz-se necessária a reconstrução destas áreas através de enxerto ósseo. Felizmente, com a evolução na área da engenharia tecidual e de materiais, estes procedimentos tem sido cada vez mais conservadores e efetivos para viabilizar a instalação dos implantes dentários.

 

Os implantes dentários, que no início eram realizados através de cirurgias com grandes incisões, atualmente são realizados por procedimentos minimamente invasivos. Dinamismo e menor trauma durante o procedimento cirúrgico, melhor pós-operatório e customização do resultado estético são fatores que têm norteado o desenvolvimento de recursos tecnológicos para uma implantodontia contemporânea. Como parte dessa evolução, o implantodontista tem a possibilidade de trabalhar com ferramentas avançadas de planejamento virtual. Hoje, a partir de um exame de tomografia computadorizada da arcada dental, o especialista pode inserir o exame em um software e simular todo o procedimento cirúrgico virtualmente no computador, podendo assim determinar com precisão o melhor posicionamento para os implantes dentais. É possível ainda, em determinados casos, transferir esse planejamento virtual para uma guia cirúrgica que é confeccionada a partir de um processo de prototipagem eletrônica, o que permite a realização da cirurgia sem a necessidade de cortes para a exposição do tecido ósseo, sendo confeccionado apenas uma pequena perfuração no tecido para a instalação do implante de maneira minimamente invasiva.
O planejamento estético é outra etapa do tratamento que pode ser realizada virtualmente pelo computador. Com imagens adquiridas através de meios digitais como fotos e vídeos, traçamos linhas de simetria facial e dental que identificam possíveis discrepâncias que podem comprometer a harmonia do sorriso, norteando dessa forma o plano de tratamento e os procedimentos a serem executados.

 

Está claro que a tecnologia estará cada vez mais presente no nosso dia-dia e na rotina do consultório odontológico, cabendo ao cirurgião dentista se atualizar e acompanhar essa evolução de modo a tornar o planejamento cada vez mais personalizado, avaliando cada caso de maneira particular, permitindo oferecer ao paciente a melhor opção possível para se atingir o resultado desejado.

 

 

Rafael Faeda

 

Prof. Dr. Rafael Silveira Faeda
Mestre e Doutor e Especialista em Priodontia (UNESP – Araraquara)
Professor do Curso de Mestrado em Implantodontia – UNIARA
Professor dos Cursos de Especialização em Implantodontia da APCD-São Carlos (Coordenador)
e APCD-Ribeirão Preto – SP. Contato: (16) 3635-2936
Rua Florêncio de Abreu, 681 – 10o Andar – conj.1003 – Centro – Ribeirão Preto-SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *