É preciso manter a saúde periodontal, para evitar as tão temidas perdas dentárias e previnir a manifestação ou agravamento de algumas doenças sistêmicas.
O alerta é do Dr. Artur Martini, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Hoje certas patologias como a diabetes, hipertensão, e muitos tipos de doenças cardiovasculares podem ser prevenidas controlando seus fatores de risco, entre os quais a Doença Periodontal, explica ele. “O ideal é fazer visitas regulares ao dentista, o que permite o diagnóstico precoce das doenças periodontais, bem como diminuir o agravamento das mesmas, inclusive, evitando as doenças sistêmicas”, explica Martini.
Periodontite – “A periodontite ou doença periodontal é muito comum, principalmente, em adultos. É possível suspeitar da presença de alguma doença na gengiva quando a pessoa tem mau hálito e sangramento ao escovar os dentes. Essa inflamação gengival é o primeiro sinal de que há algum comprometimento mais sério, podendo deixar os dentes amolecidos. Além de comprometer os dentes, a inflamação gengival é capaz de prejudicar a saúde geral das pessoas”, salienta Dr. Mario Taba Junior é professor de Periodontia da USP/FORP e Professor de Cursos em várias instituições, entre elas a EAP da APCD- Ribeirão Preto, na área de Periodontia.
Segundo Taba, as alterações que acontecem na cavidade bucal, especificamente na gengiva inflamada, podem afetar outras doenças importantes como o diabetes e a hipertensão e também comprometer o ganho de peso dos bebes durante a gestação.
O efeito prejudicial da periodontite, gengivite ou inflamação gengival é consequência do acúmulo de bactérias na superfície dos dentes devido à falta de limpeza adequada. Essas bactérias causam uma resposta inflamatória local, que se espalha pelo organismo através dos vasos sanguíneos, e prejudicam o metabolismo de açúcar e gorduras.
“A melhor forma de prevenção é manter a saúde gengival. Ou seja, a gengiva precisa ter aspecto saudável e não pode apresentar sangramento”, recomenda Dr. Mario Taba. O professor acrescenta, “Se a pessoa já tem o diagnóstico de diabetes ou hipertensão é importante também avaliar a condição bucal. O tratamento da periodontite e a manutenção da gengiva saudável têm efeitos positivos, mesmo quando a pessoa já está tomando os medicamentos”, recomenda. “O ideal é fazer visitas regulares ao dentista para um exame clínico de rotina e profilaxia profissional para manter os dentes limpos e a gengiva sem sangramento”, conclui o especialista em Periodontia.