Fototerapia orofacial e bem-estar corporal

As clinicas de saúde e bem-estar estão sempre se renovando para atender as necessidades do mundo contemporâneo e as novas tecnologias trazem efeitos rápidos e indolores. Com profissionais capacitados e bem treinados tem se tornado possível realizar atendimentos integrados, de forma eficiente, tratando o paciente de forma holística, ou seja, enxergando o mesmo como um todo.

Hoje em dia com uso da Nanotecnologia nos dermocosméticos, e da Fototerapia, associada ou não a eles, muitos procedimentos de sucesso tem alcançado o gosto e o bolso de muitos. O uso da LUZ, laser ou led, pode contribuir não apenas para prevenir e tratar enfermidades instaladas, trazendo saúde ao paciente, mas também é capaz de trazer uma valorização estética, beleza e grande satisfação pessoal a esse mesmo paciente.
Lasers e Leds em baixa intensidade que podem ser utilizadas por profissionais capacitados em Estética, seja em Odontologia, Medicina ou Fisioterapia, e a proposta é o trabalho de parceria visando proporcionar conforto, bem-estar, saúde e estética, porque sem saúde ou com dor, não há bem-estar ou beleza.
Clinicamente, diferentes fontes de luz, com diferentes finalidades têm sido utilizadas.

imagem1 (Small)

LEDiterapia no tratamento de Fibroedema Geloide Subcutâneo (Celulite)

Nutrição, oxigenação e reparo tecidual – Laser e LED vermelho ( de 600 a 700 nm) – absorvida pelas mitocôndrias, mudando o estado de oxi-redução celular. Essa mudança na velocidade de transporte de elétrons da cadeia respiratória gera aumento na força próton-motora, no potencial elétrico da membrana mitocondrial, na acidez do citoplasma e na quantidade de energia endocelular.
Alivio de dores agudas e crônicas, reparo ósseo e neural, drenagem linfática – Laser e LED infravermelho próximo ( de 700 a 904 nm) – absorvidos nas biomembranas, então ocorrem mudanças fotofísicas, de polaridade das membranas que resultará na alteração na condução de estímulos  neurais. Em consequência disso, a síntese de endorfina e o potencial de ação das células neurais aumentam, enquanto que a quantidade de bradicinina bem como a atividade das fibras C de condução de estímulos dolorosos diminuem. Essa sequência de eventos resulta no alívio dos sintomas álgicos.

Clareamento, hidratação e descontaminação – LED (Diodo Emissor de Luz) Azul (450±20nm) – absorvido por tecidos corados e por peróxidos presentes nos tecidos, resultando em quebra de grande moléculas absorvedoras de luz e desses peróxidos, promovendo clareando e hidratação da pele e do tecido dental (esmalte e dentina); também absorvido pela bactéria da acne (Propionibacterium acnes) levando-a a morte (terapia fotodinâmica para controle microbiológico);

imagem4

 

 

Paciente jovem: Clareamento dental fotoativado, Reanatomização Cosmética dos dentes anteriores e Hidratação e Descontaminação Facial Fotônica:
a – antes, e b – depois.

 

Desinflamação e reparo tecidual – LED âmbar (590±10nm)

Estímulo à organela ribossômica, levando a otimização da síntese de colágeno e de elastina, e espessamento homogêneo não-térmico das fibras adensadas, atenuando os efeitos da perda da elasticidade da pele.

É sabido que o envelhecimento celular começa logo que essa célula passa a existir. Bons hábitos com nutrição e práticas físicas regulares são bem recomendados para nosso organismo manter o equilíbrio funcional. Para as células, em particular, por que não otimizar suas funções e auxiliar na sua nutrição através de estímulos fotônicos, com lasers e leds, que se somam as funções sistêmicas endógenas prevenindo processo deteriorativo

progressivo e irreversível?
A sinergia entre os profissionais, ou seja, diferentes áreas da saúde atuando no mesmo espaço clínico. Esse é o caminho. A consequência de um corpo saudável e belo.

 

lizareli

Profa. Dra. Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli

Cirurgiã-Dentista e Especialista em Dentistica Restauradora pela FORP-USP;  Mestre e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais e PhD em Biofotônica pelo IFSC-USP;  Diretora Científica e Docente-Coord.do Curso de Habilitação em Terapias Complementares – Laserterapia na APCD-RP; Esteticista Facial e Corporal pelo IBECO-SP; e, Clínica e Pesquisadora no IFSC-USP e no NILO, em Ribeirão Preto.

lizandra
Dra. Lizandra Vallente.

Formada pela Universidade de Filosofia e Ciências Humanas e Biológica de Tokyo-JP; Naturologa. Esteticista, Acunputurista, Laserterapeuta; Docente em Podologia e Estética na Faculdade Filadelfia – RP; Clínica e Pesquisadora do NILO, RP.

 

renata

Dra. Renata Zanirato Lizarelli

Cirurgiã-Dentista e Especialista em Endodontia pela AORP; Habilitada em Laserterapia pelo CFO; Esteticista Facial e Corporal pelo IBECO-SP; e, Clínica e Coordenadora do NILO, em Ribeirão Preto.

 

 

nilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *