Mantenha a saúde auditiva

direito ouvir 1A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira, e da mesma forma que as pessoas vão ao médico anualmente para realizar um check-up da saúde, devem estar atentas a alguns fatores relacionados à saúde auditiva.Perda auditiva não tratada pode resultar em dificuldades de comunicação, sociais e emocionais, e a indicação é o uso do aparelho auditivo.

PERDA AUDITIVA
Existem muitos fatores que podem causar a perda da audição. Entre eles estão: hereditariedade, trauma acústico, PAIR (perda auditiva induzida por ruído), otosclerose, membrana timpânica perfurada e idade.
É importante ficar atento para alguns dos sinais de perda de audição que são:
· Dificuldade para compreender determinadas palavras ou partes de palavras;
· O aumento do som da TV ou do rádio a um nível demasiado alto para as outras pessoas;
· Dificuldade para ouvir em ambientes ruidosos.

À medida que avança, a perda da audição pode interferir na comunicação, gerando frustração, ansiedade, incompetência, isolamento, sentimento de raiva, falta de concentração, podendo levar à depressão.

Quando identificado algum dos exemplos citados acima, o ideal é procurar um profissional.

Algumas estratégias de comunicação com pessoas que apresentam dificuldade em ouvir é: falar claramente, devagar e de frente para que faça leitura labial, articular bem as palavras. Para pessoas que têm dificuldade para ouvir, o recomendado é procurar sentar na frente durante palestras, igrejas ou locais com muitas pessoas e fazer o uso do aparelho auditivo.
Ainda existe muito “preconceito” em usar aparelho auditivo. No entanto, da mesma maneira que nos adaptamos a usar óculos, podemos nos adaptar com o uso de um aparelho na orelha. Afinal, além de “devolver” a audição surge novamente a qualidade de vida, o ouvir.
O uso do aparelho auditivo proporciona ouvir e conversar melhor, com mais segurança e aliviam-se os sentimentos de isolamento, falta de concentração, entre outros benefícios.

DICA: COTONETEperfuracao-timpanica
O uso do cotonete ou de quaisquer outros objetos pontiagudo não é recomendado, pois a cera não é sujeira, e sim uma proteção. Quando há o uso do cotonete, ele retira a cera que está no início do conduto e empurra o restante formando a rolha de cera. Este hábito pode ser perigoso podendo perfurar a membrana timpânica e causar perda auditiva. Após o banho, use a ponta da toalha para retirar o excesso de água. Ela não empurra a cera e não machuca suas orelhas.
Se você apresentar qualquer sintoma relacionado à perda auditiva, procure um profissional da área.

 

 

Manoela Unisaude

Manoela Rizzo Carrijo – CRFa 2-7876-6
Fonoaudióloga credenciada à Rede de Clínicas Direito de Ouvir.
Rua Prudente de Moraes, 1783 Vila Seixas – Ribeirão Preto – SP. Contato: (16) 8809-2917.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *